Conheça as Qualidades do Plástico nos Equipamentos para Acesso à Piscina
O PVC, PPAD e PEAD são os plásticos utilizados na construção das plataformas, rampas e escada de piscina Actual®.
Optamos pelas construções de nossos produtos com estes materiais devido às qualidades apontadas abaixo.
Atoxidade – Os materiais plásticos empregados na construção das peças não causam reações alérgicas nas pessoas com quem tem contato, tornando-os apropriados para todos os tipos de usuários, especialmente pessoas sensíveis como crianças e PNEs.
Conforto térmico (tátil) – Devido à baixa condutibilidade térmica, o desconforto tátil que em variações de temperatura no ambiente são percebidas na maioria dos metais, quando ocorre, é em menor proporção quando o material é o plástico.
Resiliência – A deformação plástica dos polímeros, quanto sujeitos aos esforços e carregamento produzido pelos usuários, é talvez a principal qualidade para a escolha destes materiais. Referimo-nos à capacidade de absorção de choques, comumente devido ao movimento e circulação das pessoas. O plástico quando carregado, absorve a carga, deforma e retorna ao seu estado natural, enquanto o metal, que não se deforma facilmente, acaba refletindo a carga diretamente ao usuário – que invariavelmente perceberá no mínimo um desconforto desta reação física. Quando a carga aplicada é alta, o metal deforma-se definitivamente, ficando “amassado”, ou mesmo quebrar-se devido a sua baixa resiliência, se comparada ao plástico.
Fácil Manutenção – A limpeza ou mesmo a desinfecção do plástico se dá de forma muito simples – uma esponja com sabão neutro resolve na maioria das situações conhecidas. Riscos profundos são facilmente retocados com uma lixa d’água. A troca de componentes é quando necessária é bem simples, basta soltar os fixadores e repor o elemento descartado.
Vida útil – Os materiais plásticos selecionados para a montagem de nossos produtos, são dimensionados para proporcionarem tem alta resistência, o que é percebido na espessura dos componentes, além de serem resistentes aos raios UV e ataques químicos, como água clorada ou ionizada.
Reciclável – Todos os materiais plásticos utilizados nas construções das plataformas, rampas e escadas de piscina da Actual® são termoplásticos 100% recicláveis.
Os plásticos PVC (cloreto de polivinila) e PPAD (polipropileno amorfo) são materiais conhecidos por sua resistência à água salgada e ao cloro, o que os torna adequados para a fabricação de equipamentos para piscina. Essa propriedade é especialmente importante, já que a água das piscinas contém altos níveis de cloro e outros produtos químicos para manter a água limpa e segura.
Resistente ao Cloro e Água Salgada – O PVC é um plástico termoplástico que é utilizado em diversos produtos, incluindo tubos, conexões, revestimentos, membranas e pisos, devido à sua durabilidade, flexibilidade e resistência à corrosão. Na fabricação de equipamentos para piscinas, o PVC é frequentemente usado para produzir tubos, válvulas, conexões, skimmers e outros acessórios.
Já o PPAD é um polipropileno amorfo que também é resistente à água do mar e ao cloro. Ele é frequentemente utilizado na fabricação de equipamentos para piscinas, tais como escadas, plataformas e bancos, pois é um material que apresenta boa resistência mecânica e química, além de ser leve e fácil de trabalhar.
Em resumo, tanto o PVC quanto o PPAD são materiais com excelentes propriedades de resistência à água salgada e ao cloro, tornando-os ideais para a fabricação de equipamentos para piscinas que precisam resistir a condições adversas e ao uso constante.
Eng. Responsável : Carlos A T Daud Crea-SP 0601813660