Treino em Circuito no Projeto FCK Levae

Sumário – Este ‘post’ apresenta um treino coletivo, na forma de circuito para futebol com acessórios da Actual®. Um trabalho pioneiro na preparação física da categoria de base. 

Treinamento em um circuito de equipamentos para preparação física

Motivar uma equipe de futebol das categorias de base, todos sabem que é uma tarefa trabalhosa.

Por outro lado, a indústria do esporte oferece uma série de recursos que visam a tornar esta missão prazerosa, tanto para atletas como para professores.

Este ‘post’ é o registro de um treinamento de futebol às vésperas da fase decisória de um torneio da categoria de base, no ano de 2016.

O elenco é dos jogadores do projeto FCK Levae, que estavam na fase final do torneio sub-15 da 28.ª Copa Anhanguera de Futebol Júnior.

equipes da fck levae reunidas na palestra do prof portella

Imagem das equipes, no campo Anhanguera, reunidas na palestra do prof . convidado José Roberto Portella.

Em síntese, é isso o que acontece quando se põe equipamentos profissionais para treinamento esportivo nas categorias de base. Tudo de bom!​

Estratégia

Projeto FCK Levae ● CDC Anhanguera

Fundamentalmente neste treino, selecionamos equipamentos para melhora da habilidade, velocidade, coordenação e força. Assim, foi construído um circuíto com algumas estações de trabalho. São elas:

1 – Estação de agilidade e pliometria:  contém uma escada de coordenação desmontável configurada em passadas lineares e alternadas, barreira de saltos com 15cm de altura.

escadas coordenativas em treinos variados campo anhanguera

Do outro lado do campo, uma escada de coordenação fixa com 10 passadas. Ao cruzar as estações, os atletas fazem uma troca de bola.

treino futebol escada Actual com 10 passadas fixas


2 – Estação de Treino Tracionado para goleiro, combinada com precisão de chute ao gol. Contém um cinto de tração modelo lateral, e uma rede de tiro ao gol modelo faixa para campo, com 3 alvos centrais.

Faixa de alvo de tiro ao gol (rede com alvos demarcados) em trave de futebol oficial - treino de pontaria dos jogadores combinado com treino de goleiro usando o cinto de tração lateral


3 – Esta estação é para a prática de exercícios de tração com carga contínua. Utilizamos dois Trenós Actual com carga fixa, de 15kg.

Treinamento com o Trenó Actual (sled)


4 – Na estação de arremesso lateral, utilizamos o extensor elástico Actual, e o Kettleball-Soft, que é um equipamento versátil que pode ser utilizado como o famoso peso com alça. Por ser removível, ao retirar a alça ele se transforma em uma bola de peso, também conhecida por “medicine ball”.


5 – Aqui foi montada a estação para treino de arranque e velocidade. Utilizamos o kit posicionador baliza e barreirinhas da Actual sinalizando os pontos de chegada do exercício.


 6 – Ao invés de treinarem arranque com o Cinto de Tração, optou-se por colocar os jogadores em duplas em treinamento coordenativo e habilidade com bola. O modelo utilizado foi o Start Duplo com 2 elásticos.

Treino Anhanguera tração duplo Actual modelo start - treino controle de bola


7 – A principal estação é a de agilidade com bola. Nesta fase, os jogadores executam dribles e cobrança de faltas utilizando os 3 bonecos de treinamento tático e de faltas da Actual.

treino Anhanguera barreira individual Actual e chute ao gol


Veja abaixo um Resumo de todo o treino!

Filmagem e edição da ActualSports®

Treino-demonstração de acessórios Actual® para preparação física do time sub-15 do Projeto FCK Levae.

Local: CDC Anhangüera, em São Paulo (grama sintética). Coordenação do prof. José Roberto Portella.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.