Cinto de Tração Duplo – Como controlar o Jogador Tracionado

treino da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2010 na África do Sul – publicado no UOL – online

Este Post aborda a forma correta de se utilizar o Cinto de Tração Actual modelo Duplo, especialmente no que se refere ao controle que o jogador que comanda a carga exerce sobre o companheiro, que está sendo tracionado.

Conceito do treino tracionado pelo cinto de tração

O cinto de tração duplo foi desenvolvido essencialmente para proporcionar uma carga de trabalho a dois usuários ao mesmo tempo. Isso estimula a coordenação, controle e entrosamento, ao mesmo tempo que se pratica um excelente treinamento resistido para aumento de força e explosão.

Nele trabalham conjuntamente o atleta tracionado e o atleta de controle. O atleta tracionado é aquele que recebe a carga, e o de controle é o que aplica a carga no colega.

Que tal fazê-lo corretamente?

Veja abaixo uma breve lista de conceitos para um bom trabalho em dupla com o cinto de tração. No exemplo da foto, os jogadores estão utilizando o modelo Série Prata, uma versão mais sofisticada do Cinto Duplo Original. A diferença está no cinto, que no modelo prata tem 2 abas de fitas. Porém, os princípios de funcionamento são exatamente os mesmos!

O cinto de tração Actual modelo prata sendo utilizado pela seleção brasileira de futebol na copa da África do Sul em 2010. Uma perfeita demonstração de como executar o treinamento tracionado com perfeição. Irretocável.
  1. Postura do atleta tracionado oblíqua, para frente.
  2. Postura do atleta de controle levemente oblíqua para trás.
  3. Se também usar o controle com o apoio das mãos, segure na barra da fita, Nunca nos elásticos!
  4. Muita atenção para a coordenação do movimento dos braços.
  5. As pernas do atleta de controle são bastante exigidas, e isso requer uma perfeita coordenação de apoio do atleta de controle
  6. Colocação do cinto perfeitamente ajustado na região do core

Sobre a Postura do Atleta e posição das mãos

A inclinação de ambos os usuários deve ser oblíqua, mas o ângulo moderado. O gesto esportivo deve ser preciso, como se não houvesse a carga dos elásticos sobre os atletas.

Por sua vez, a posição das mãos do atleta que é tracionado deve ser exatamente a mesma da corrida cadenciada. Isso porque o movimento dos braços incrementa a força durante a tração.

E o mais importante: nunca segure diretamente nos elásticos, para não desgastá-los. A aba do cinto e os cabos longos tem exatamente essa função.

treino com o cinto de tração duplo em ginásio

Durante o exercício, nunca “segure” o cinto solto com as mãos, mas vista-o na sua cintura. Essa é a essência do cinto de tração duplo. Assim fica praticamente impossível de um dos lados desconectar enquanto tracionado, causando acidentes ao mesmo tempo em que aumenta o controle de ambos os usuários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.