Este Post aborda a forma correta de se utilizar o Cinto de Tração Actual modelo Duplo, especialmente no que se refere ao controle que o jogador que comanda a carga exerce sobre o companheiro, que está sendo tracionado.
Mas se ainda está em dúvida sobre qual o Cinto de Tração se adequa mais ao seu treinamento, veja também este post “Como Escolher o Cinto de Tração“.
Conceito do treino tracionado pelo cinto de tração
O cinto de tração duplo foi desenvolvido essencialmente para proporcionar uma carga de trabalho a dois usuários ao mesmo tempo. Isso estimula a coordenação, controle e entrosamento, ao mesmo tempo que se pratica um excelente treinamento resistido para aumento de força e explosão.
Nele trabalham conjuntamente o atleta tracionado e o atleta de controle. O atleta tracionado é aquele que recebe a carga, e o de controle é o que aplica a carga no colega.
Que tal fazê-lo corretamente?
Veja abaixo uma breve lista de conceitos para um bom trabalho em dupla com o cinto de tração. No exemplo da foto, os jogadores estão utilizando o modelo Duplo Original.
- Postura do atleta tracionado oblíqua, para frente.
- Postura do atleta de controle levemente oblíqua para trás.
- Se também usar o controle com o apoio das mãos, segure na barra da fita, Nunca nos elásticos!
- Muita atenção para a coordenação do movimento dos braços.
- As pernas do atleta de controle são bastante exigidas, e isso requer uma perfeita coordenação de apoio do atleta de controle
- Colocação do cinto perfeitamente ajustado na região do core
Sobre a Postura do Atleta e posição das mãos
A inclinação de ambos os usuários deve ser oblíqua, mas o ângulo moderado. O gesto esportivo deve ser preciso, como se não houvesse a carga dos elásticos sobre os atletas.
Por sua vez, a posição das mãos do atleta que é tracionado deve ser exatamente a mesma da corrida cadenciada. Isso porque o movimento dos braços incrementa a força durante a tração.
E o mais importante: nunca segure diretamente nos elásticos, para não desgastá-los. A aba do cinto e os cabos longos tem exatamente essa função.
Durante o exercício, nunca “segure” o cinto solto com as mãos, mas vista-o na sua cintura. Essa é a essência do cinto de tração duplo. Assim fica praticamente impossível de um dos lados desconectar enquanto tracionado, causando acidentes ao mesmo tempo em que aumenta o controle de ambos os usuários!