Treino de Nado Estático – Qual o Melhor Modelo de Cinto de Natação

Sumário – Este “post” explica um pouco da funcionalidade dos modelos de cinto de natação estática da Actual.  Quando escolher o modelo de látex (e seus diversos comprimentos) e quando utilizar o de PU.

cinto de natação de PU tracionando na piscina

cinto de natação de PU tracionando em uma piscina curta

Os exercícios de natação tracionada são bem fáceis de se compreender.  Um cinto é atado ao usuário através de um cabo elástico, que é fixo em um ponto nas redondezas da borda da piscina.

Posicionando-se adequadamente o equipamento, o usuário pratica sua série de braçadas praticamente sem se deslocar, precisando de pouquíssimo espaço dentro d’água.

Assim, piscinas curtas como de hotéis ou residências deixam de ser um empecilho para quem quer praticar algumas boas braçadas.

Começamos a fabricar o cinto de natação em 1993, quando a Actual® dedicava sua produção na manufatura de leashes para surf e bodyboard. Muitos amigos nadavam prendendo a cordinha na borda da piscina segurando o peito do pé na tornozeleira, praticando as braçadas estaticamente. Daí ficou muito fácil para ajustarmos o produto a real necessidade dos nadadores.

cinto de natação Actual para treinamento estacionado

Cinto de natação PU Actual®  versão clássica

Hoje a Actual® dispõe de duas linhas distintas de cinto de natação. Uma denominada de PU (poliuretano), e a de Látex.

Diferença entre os elásticos disponíveis: PU ou Látex?

A diferença entre as duas é bastante simples. O Cinto de Natação de PU tem baixa elasticidade, de até 40% de seu comprimento inicial, sendo ideal para piscinas curtas ou treino de natação tracionada. Já o Cinto de Látex tem um alongamento bem extenso, o que requer atenção ao comprimento da piscina. Normalmente o elástico de látex da Actual® é calibrado para esticar ao menos 250% de seu comprimento inicial.


Modelo de PU

Por ser pouco elástico, o Cinto de PU (poliuretano) precisa de um comprimento de piscina mais modesto. Mesmo esticando ao máximo, o elástico não irá alongar mais do que 15 ou 20% de seu comprimento inicial. Por isso ele é indicado para piscinas bem curtas, ou então quando o usuário não dispõe de muito espaço na piscina para ser ocupado exclusivamente por ele. O comprimento mínimo da piscina deve ser de pelo menos 4,5m.

Cinto de Natação PU - Nado estacionado em piscinas curtas.

Cinto de Natação PU (Poliuretano)

Veja abaixo um esquema do Cinto de Natação de PU em uma piscina curta, com apenas 4m de comprimento

cinto de natação Actual modelo PU diagrama de uso em piscina pequena

O cabo “C” é preso em um ponto fixo próximo da piscina, e seu comprimento é regulado para alcançar até a borda. A partir daí, conecta-se o cabo elástico de PU, o que manterá o usuário a uma distância segura da borda.  O exemplo ilustra como o cinto de natação de PU Actual é utilizado em uma piscina curta, a partir de 4 m de comprimento.

 

Modelo de Látex

"<yoastmark

 

cinto natação latex Actual ilustração alongamento edit

Cinto para natação de látex Actual – ilustração do alongamento.

Combinando as medidas disponíveis do elástico de látex que a Actual® dispõe para este cinto, o usuário pode desde fazer tiros com pequenos percursos (com o elástico de 1m), até mesmo atingir o outro lado da raia de 25m, combinando elásticos de diversos tamanhos.

Cinto de Natação Látex - Nado resistido em piscinas longas

Cinto de Natação Látex com elásticos avulsos para aumento de percurso

Veja a tabela contendo as medidas de alongamento inicial e final de cada elástico para o cinto de tração de látex:

Tipo Comprimento em repouso Comprimento final Alongamento
Elástico 100cm 1,0m 3,5m 2,5m
Elástico 150cm 1,5m 5,2m 3,7m
Elástico 200cm 2,0m 7,0m 5,0m
Elástico 250cm 2,5m 9,5m 7,0m

Além de dispor de várias medidas de elástico para adaptar ao treino, os elásticos podem ser combinados entre si, para a obtenção de percursos ainda mais longos. Basta laçar um elástico no outro, ampliando assim o comprimento!

esquema de como combinar o elástico do cinto de natação

esquema para combinar o elástico do cinto de natação, dois ou mais elásticos

Exemplo de utilização com vários elásticos:

ilustração de atleta nadando longo percurso com o cinto de natação de látex

ilustração de atleta nadando um longo percurso com o cinto de natação de látex

Tomemos uma piscina de 25m. Se o usuário combinar um elástico de 100cm com dois de 250cm, ele irá começar a receber resistência a partir dos primeiros 6m da piscina.

Progressivamente o elástico aumentará sua resistência, fazendo o atleta produzir braçadas mais vigorosas.

O sistema atingirá a resistência máxima elástica ao se aproximar do outro lado da borda.

Ambos os sistemas servem muito bem para a natação estática!

Pode ser um treino cadenciado para um período calculado em segundos ou minutos, ou então uma sequência de tiros com base na quantidade de braçadas, que podem tanto ser leves, moderadas ou vigorosas.


Treino de Natação Estacionada

Basicamente o treinamento padrão é realizado conforme o vídeo abaixo.

Planejando o percurso com o cinto de natação de látex

Como já mencionado, o Cinto de Natação de PU tem alongamento bem menor que o de Látex. Por isso recomendamos o Cinto de Látex para percursos mais extensos, onde o alongamento é menos resistente aos primeiros avanços, crescendo progressivamente até chegar ao seu limite.

Saiba mais sobre os cintos de natação da Actual visitando a página www.actualsports.net/cinto-de-nado-estacionado

Comprar na Loja Virtual

√- Se você tiver dúvida ou desejar complementar qualquer informação sobre o uso do cinto de natação Actual® entre em contato conosco!

√- Se você achou interessante este post, compartilhe!


14 Comments

  1. Minha piscina tem 6m qual vc recomenda? Entendo q o PU é certo, mas o elastico tb pode ser usado?

    • Olá Cláudio Ramacciotti, obrigado pela consulta! Em 6m de piscina você também consegue usar o cinto de natação de látex de 1m. Apenas regule o tamanho do cabo de adaptação para não ficar muito comprido, porque a borracha precisa de espaço para oferecer resistência. Essa é a diferença do látex para o PU. É que o PU traciona com pouca piscina. QUalquer dúvida, pode retornar!

  2. Boa noite
    Qual a melhor opção para uma piscina de 8 metros?
    Obrigado

  3. Boa noite, minha piscina tem 7m. O local onde vou prender o equipamento tem mais 1,75m entre a borda e a grade. Qual equipamento indicado?

    • Olá Thiago

      Obrigado pela consulta!

      Todos os cintos de Natação Actual vem com um cabo extra de nylon com 2,4m para você adaptar no ponto fixo que tiver disponível na piscina.
      Se precisar que esse cabo seja mais extenso, temos o cabo extra com um comprimento de 10m para você adaptar em qualquer ponto fixo mais distante da piscina.
      Veja os itens no link abaixo:
      loja virtual – cinto de natação
      Qualquer dúvida não hesite em nos consultar!

  4. Boa noite para o que serve as regras plásticas azul, amarelo e vermelha que vem com o produto?

  5. vivo em portugal e tenho uma piscina de 10m, qual será o melhor tamanho em latex e como faço o pagamento.
    Cps

    • Olá Margarida Morais, obrigado pela consulta. Enviamos todas as informações para seu email cadastrado. O cinto de natação pode ser encaminhado por correios, DHL . Se nosso revendedor em Lisboa tiver no estoque o equipamento, ele mesmo entrará em contato!

  6. Oi, moro numa cobertura e minha piscina tem só 3m. É possível?

    • Olá Renata, para exercícios com membros inferiores, como corrida estacionada(presumindo que a piscina é rasa) ou exercícios de pernas com pranchinha não haverá problemas. Para braçadas, se você tiver muita envergadura e a piscina for retangular, uma alternativa que vai funcionar será montar o sistema na diagonal, porque assim você terá um percurso de 4 m.

  7. Olá bom dia minha piscina tem 8 mts, do comprimento, o local onde eu prenderia o cabo fica a 3mts da margem, qual o modelo que você me indica.

    • Leopoldo, você pode utilizar tanto o cinto de PU como os de látex, sendo estes nos comprimentos dos elásticos de 1m, 1,5m ou até 2m.
      Apenas sugiro adquirir um cabo extra (também disponível na loja virtual) para aumentar o alcance do cinto, entre o elástico e a borda da piscina.
      diagrama de montagem do cinto de natação com o cabo extra para adaptar na parede
      1 – é a união do terminal do elástico (ou PU) e o cabo de adaptação que já acompanha o cinto de natação. Este cabo tem 2,4m de comprimento, suficiente para você prender em pontos próximos da borda da piscina na maioria dos casos.
      2 – no terminal do cabo de adaptação que veio com o cinto, você amarra o cabo extra lembrando que não há um nó específico, basta fazer algum que fique firme que conheça. Assim, você alcança até o ponto onde pretende fixar o equipamento, no caso, a parede.
      3 – Amarre o cabo no ponto da parede da maneira mais conveniente, desde que fique firme para suportar a sua tração durante as braçadas.
      Qualquer dúvida, ficamos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.